Buscar
  • Elisa Lopes

Vida profissional e maternidade


A difícil arte de conciliar vida profissional e maternidade talvez seja um dos assuntos mais discutidos nas rodas de bate papo da mulher moderna, e sempre gera muitas opiniões polêmicas e controversas.

Tem que ache e defenda com afinco que a mulher não pode “deixar sua vida de lado” enquanto o filho é pequeno, porque depois filho cresce e a mãe que ficou só se dedicando a ser mãe vai ficar sozinha, estagnada e com muita dificuldade de resgatar o tempo perdido. Muitas permanecem no mesmo emprego e carreira, a qual continuam se dedicando com o mesmo afinco e amor que tinham antes de ser mãe.

Outras defendem a causa de que mãe que é mãe é só mãe!! Essas deixam carreira, amigos e até o marido em segundo, terceiro ou quarto plano… Argumentam que o bebê cresce, que a infância é uma só e que a presença da mãe full time é essencial para o crescimento emocionalmente saudável do filho e também dela mesma.

Uma parcela das mães tenta conciliar tudo isso. Acredita na importância de se estar ao lado do seu filho, mas no tempo disponível tenta encaixar uma atividade que lhe dê prazer e retorno financeiro e intelectual. Sabe que a carreira está em segundo plano, mas também que de vez em quando precisará fazer algumas concessões na vida domiciliar em prol da profissão, mas não se preocupa e gosta de permanecer “na ativa”.

Tem ainda muitas mulheres que se encaixam em posições entre todas essas aí descritas. Um pouco mais de uma, um pouco mais de outra… Em algum momento age de um jeito, depois age de outro…

Muitas gostariam talvez de ser mães em tempo integral, mas precisam ajudar no orçamento de casa.

Algumas ainda adorariam tirar um tempo do seu dia para se dedicar a algo que nada tenha a ver com a maternidade, mas se sentem culpadas, com medo de críticas e julgamentos, e acabam deixam de lado sonhos e desejos.

A lista dos tipos de relação que existem entre mães e vida profissional é extenso e talvez nenhuma consiga expressar exatamente a essência do seu jeito de encarar esse dilema.

Talvez para você não seja um dilema e isso é muito bom!

Mas para a grande maioria, o olhar que a sociedade coloca hoje em dia sobre a mulher moderna é um peso que angustia e confunde até mesmo a mais segura e decidida das mortais.

A mulher tem que dar conta de tudo! Ser esposa, mãe, mulher, amiga, filha, dona de casa… A sociedade cobra, os olhares acusam e sempre, independente de qual conduta você escolher para seguir na sua vida, alguém irá lhe encarar para questionar por que você não faz diferente.

Por isso, escute a si mesma. Deite no seu travesseiro e imagine se despindo de qualquer julgamento, tire de lado os dedos que nos são apontados na cara constantemente, se permita pensar na sua vida como se fosse sozinha, sem precisar agradar pai, mãe, marido, filho, chefe, funcionários, amigos… Você ainda assim teria essa vida?? Todos os dias, quando você levanta, é isso que você faz que te completa??

Porque, se uma mulher quer se dedicar apenas ao seu filho e deixar de lado as outras áreas da sua vida e é feliz com isso, ok!!! Se a outra quer se desdobrar em 100 para dar conta de tudo e se sente bem lutando para equilibrar a vida, que bom também!! E se você é aquela que cuida do filho, da casa e do marido como antigamente e não poderia se sentir mais realizada, sorte a sua!!

O importante é se sentir bem!

É ter certeza de que dentro do seu casamento é assim, no molde que vocês criaram e está dando certo! Que independente de qualquer coisa, o seu filho está recebendo educação, valores importantes estão sendo passados, e ele está se sentindo muito amado!!

E se você é divorciada, viúva, solteira ou enrolada, está tranquila fazendo o seu melhor dentro do que é possível?

Sabendo de tudo que você faz diariamente para ser feliz e fazer feliz a quem te quer bem, você tem orgulho de si??

Obviamente não fazemos só o que queremos, todos cumprimos obrigações, ordens e regras impostas, mas na maior parte do tempo temos que ter consciência de que na essência estamos seguindo o que acreditamos, independente do que está a nossa volta!


0 visualização

(11) 98202-4909

©2018 BY ELISA LOPES CONSULTORIA DE QUALIDADE DE VIDA. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM