Buscar
  • Elisa Lopes

A REGRA DOS DOIS DIAS PARA IMPLEMENTAR UM NOVO HÁBITO




Quando se fala em implementar novos hábitos, ouvimos diversas ideias, dicas e sugestões sobre como tornar esse processo mais efetivo.

Dentro disso, um dos conceitos que mais gosto é a REGRA DOS DOIS DIAS. A regra é clara:

NUNCA PULE ALGO QUE ESTEJA TENTANDO FAZER POR MAIS DE DOIS DIAS SEGUIDOS.

Seja começar a correr, ler um livro específico, estudar para uma prova, terminar um projeto, entre outros, nunca deixe de realizar a atividade por mais de um dia.

Se por exemplo você tem tentado correr ao ar livre e o dia amanheceu chovendo e você não pôde ir, no dia seguinte, se chover de novo, tenha um plano B. Seja ir correr com uma capa, correr na esteira, ou qualquer outra alternativa criativa, mas não deixe de ir.

Se você tirou um dia de folga de escrever aquele projeto, no dia seguinte, retome o percurso.

Essa técnica é chamada de Seinfeld Technique, ou DON´T BREAK THE CHAIN.

Diz-se que o comediante Seinfeld, quando estava ensaiando e estudando para se tornar um comediante, pendurou um calendário onde marcava com um X no dia em que escrevia piadas. O seu objetivo era não quebrar a corrente do X´s.

Ao perdermos mais de um dia a oportunidade de colocarmos um X em nosso calendário em relação à atividade que estamos querendo implementar, o cérebro fica mais propenso a procrastinar e criar desculpas para não realizar o proposto.

A ideia é que junto com a pretensão de implementar esse novo hábito, venha a sua motivação de evitar falhar, o que pode ser um facilitador na hora de achar a força necessária para não desistir.

Espero que essa regra o ajude a ser mais organizado e produtivo.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo